Páginas

domingo, 19 de abril de 2009

Helinho - Todo cuidado é pouco.

Se há histórico conhecido então você vai tomar as precauções necessárias. Falo da confusão que se instalou no ano passado na vida do pilôto Hélio Castroneves. Émerson Fittipaldi é tido como o brasileiro que abriu portas a outros brasileiros no automobilismo iternacional, incluindo o americano. Hélio Castroneves acaba de se tornar o primeiro brasileiro a servir como exemplo da cautela que pilôtos estrangeiros precisam ter ao se estabelecerem nos Estados Unidos.

foto: site do pilôto

Um pilôto de Indy não tem espaço na sua vida para se informar de cada menor detalhe da legislação contratual e tributária americana tal e qual um advogado. E o único caminho que lhe sobra é contratar um advogado americano. Assim como um advogado não conseguiria engatar a segunda marcha num carro daquêles, um pilôto teria que abdicar da sua carreira para ter condições de compreender a complexidade da legislação de um país.

Assim sendo eu suspeito que desde o comêço dessa confusão Hélio Castroneves se deparou com algo imprevisto. Algo que não havia sido considerado anteriormente. Continuo pensando que foi um caso de má orientação. Eu não entendo como um advogado americano que tem entre seus clientes pilôtos de competição dos Estados Unidos, não tenha atentado para algum risco nos negócios de um dos seus clientes, também pilôto mas estrangeiro.

Eu não acho que Hélio tenha tido tempo de esmiuçar na compania do seu advogado cada detalhe da legislação que se aplica à sua condição de residente nos Estados Unidos.

Sorte dêle que lá no final do julgamento o júri de 12 pessôas solicitou esclarecimentos bem detalhados sobre complexidades da lei tributária e tomou um bom tempo de tôdos afim de sanar as suas dúvidas. Foi o que garantiu que o pilôto não pudesse ser considerado culpado das acusações. Ao menos o bom senso ficou evidente. Poderiam ter sido omissos e encerrarem o julgamento sem mais nem menos e sem se interessarem pelas minúcias. Aí seriam no mínimo 6 anos de tortura para cada um - êle a irmã e o advogado.

Enfim, a experiência dêle foi um alerta. É bom que qualquer um que for lá fazer o mesmo que êle, tome cuidado com detalhes que são muito mais importantes e perigosos lá do que aqui. Coisa que ele fará daqui em diante, tenho ceteza.

Embora livre de uma penalidade pesada, já tem sido penalizado nos útlimos mêses. O mesmo sujeito que ganhou na TV o show Dancing With The Stars, entrou no ano passado no tribunal algemado. Uma condição totalmente avêssa àquela que almejam as estrêlas. E ainda por cima pagou uma fiança altíssima para responder em liberdade.

O prêço que essa pena lhe impõe é algo de que jamais se ressarcirá. Falo da questão emocional e psicológica e não da material.

Mas a justiça é a justiça e a ela sempre devemos explicações se interpelados. Pior seria se êle não tivesse condições de dar as explicações solicitadas.

Que êle tenha agora paz interior suficiente para prosseguir a sua carreira que agora ficou com ares de recomêço.

Nenhum comentário: