Páginas

domingo, 19 de abril de 2009

GP da China - uma nova F1?

Como assisto F1 desde a época do Émerson, me lembro de corridas em que possíveis vencedores se deram mal. É comum dizerem que a F1 de antigamente era melhor. Argumentam isso em função de coisas que não estão presentes na F1 de hoje. Por exemplo não há mais diferenças absurdas entre motores. Também não há diferenças igualmente grandes de aerodinâmica. Acabou a guerra dos fabricantes de pneus. Enfim, tudo colabora para menores diferenças entre os carros. Isso foi salientado há pouco tempo por Nelson Piquet pai. As diferenças de tempo de hoje são muito menores que as do passado.

Mas na minha opinião a F1 de 2009 está mostrando um pouco de surprêsas. Variações que eram impensáveis na dinastia Schumi-Ferrari ou Senna-Prost. Sebastian Vettel que tem mostrado ser combativo, mostrou também que entende o carro, também combativo, que pilota. Ao mesmo tempo Button que tem um carro fantástico e provou por a+b que é grande pilôto, não têve condições de repetir a mesma perfomance das primeiras provas, embora não tivesse feito hoje o que se consideraria uma prova ruim. Não há dúvida que tanto êle quanto a equipe farão o que for necessário na próxima prova para garantir uma vitória. E é aí mesmo que está de volta a graça da F1 de antigamente. A corrida dessa madrugada já nos coloca uma questão para a próxima. Será que a Brawn vai vencer no Bahrain?

É isso em suma que gostávamos de ver antigamente. É o que nos vai fazer ligar a TV na próxima etapa daqui a um mês. Levemos em consideração que Schumi ganhava corridas de forma imbatível em todas as condições. Fora isso atrás dêle se via um autorama onde ninguém ultrapassava ninguém. Era uma coisa enfadonha. Hoje o fato de não termos idéia de quem pode ser favorito para a próxima já é motivador. E esse campeonato de 2009 já começou com uma certa dose de surprêsas pois a primeira corrida se deu inteiramente em pista sêca, a segunda teve um momento indefinido no final que acabou se transformando em dilúvio, e a de hoje foi chuva do comêço ao fim. Vamos aguardar a próxima para saber que possível surprêsa nos aguarda.

Nenhum comentário: