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domingo, 26 de abril de 2009

F1 hoje - ainda falta um Mansell.

O segundo e terceiro colocados deste campeonato têm cada um pouco mais que a metade dos pontos da Brawn. Para uma equipe que tinha a previsão de baixar as portas ao invéz de participar do campeonato, a Brawn está vivendo um momento de glória. E é claro que não vai deixar que essa oportunidade saia das mãos. Vai fazer o que for necessário para manter e se possível aumentar essa diferença. Uma vez que Barrichello subiu no pódium apenas na corrida de abertura, Button é o sujeito que está conquistando o campeonato para a equipe, evidentemente com a ajuda do seu companheiro. Mas é óbvio que Button terá as atenções necessárias para que essa situação permaneça até o fim do campeonato. Mesmo conquistando o campeonato não é absolutamente certo que a equipe continue em 2010. Consta que a Virgin vai patrocinar no restante do campeonado mas um único patrocinador não é o suficiente para prosseguir.

Isso faz com que os resultados tenham pêso de ouro. Caso oposto ao da Ferrari que é equipe de fábrica e tem dinheiro que lhe garanta a participação no ano seguinte, mesmo sabendo que 2009 já acabou para êles.

Isso põe Rubens em condição difícil. É veterano, está no final da carreira, a equipe precisa de dinheiro e o seu companheiro é quem está garantindo a ponta do campeonato. Na corrida de hoje Vettel e Barrichello terminaram de forma tal que a diferença entre êles é de apenas um ponto. Passar disso para um ponto à frente e inverter as posições no campeonato não é difícil.

Mas além disso Timo Glock, que foi injustamente crucificado no GP de Interlagos por não ter como se manter à frente de Hamilton, embora não tenha um desempenho fantástico está apenas a sete pontos de Rubens. Nas próximas corridas Barrichello vai ter mais concorrentes além do seu companheiro de equipe. Tudo bem que êle tenha maturidade para enfrentar essas situações, mas poderá passar para uma situação de desconfôrto.

Infelizmente isso fará a torcida brasileira lhe conferir um julgamento não muito agradável. Já há quem diga que ele está na Brawn novamente como segundo pilôto que mais uma vêz não vencerá um campeonato. E não tardará alguém dizer felinamente que o máximo que conseguiu foi retornar ao seu pôsto habitual de segundo e que deveria pendurar as luvas já.

E esses mesmos louvarão os novatos Vettel e Glock. O primeiro já mostrou que é pilôto de ponta e dessa vêz têve a oportunidade de confirmar isso no sêco a 7s de Button, o vencedor. Glock não têve a mesma performance pois largou em segundo e terminou num pálido sétimo lugar. Mas ao lado de Rubens e Button êle é o único que pontuou em tôdas as provas dêsse campeonato. E se continuar assim até o final da temporada será um dos que incomodará na definição das primeiras posições.

Para quem gosta de sentar a pua em pilôtos que não correspondem às expectativas, como por exemplo Nelson Piquet, é bom lembrar que tem outros que não podem fazer nada de muito significativo nessa temporada. Massa foi festejado no pódium de Interlagos apesar de ter perdido ali mesmo o campeonato. Mas nesse ano nem ao menos marcou pontos ainda. Nessa condição se encontram 6 pilôtos, Massa incluso. Com até 3 pontos estão Rosberg, Bourdais, Buemi e Raikkonen. Com 4 estão Heidfeld e Kovalainen. Alonso é o único com 5.

Esse grupo de perdedores soma 12 pilôtos. Embora haja um ano inteiro pela frente, a metade do grid pode começar a pensar em 2010 desde já. Esses pilôtos são da Williams, Renault, Force India, Ferrari, BMW e McLaren. Com excessão da Force India e da BMW, as outras foram vencedoras no passado.

Fica difícil num panorama dêsses inferir qual pilôto irá para qual equipe no próximo campeonato, qual pode ganhar demissão, em que equipe estreará Bruno Senna ou Lucas Di Grassi, se Grosjean vai entrar na F1 ou não.

Há muita água para rolar mas por enquanto os vencedores do passado são os perdedores do presente, tanto carros quanto pilôtos. E essa reviravolta se deve principalmente às novas regras da F1 que permitiram que Alonso, que definitivamente está fora do páreo, fizesse hoje uma linda ultrapassagem por fora.

Para nós que assistimos é sem dúvida muito mais interessante que a chatisse dos anos de hegemonia da Ferrari com o alemão imbatível. Não é a mesma coisa que as maluquices do leão Mansell mas sem dúvida é uma melhora considerável.

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