Páginas

domingo, 8 de março de 2009

Ronaldo Nazário - Spyder Soccer

No post anterior sobre o jogo do Corinthians eu disse que daria a minha opinião sobre a presença do Ronaldo Nazário no clube. Então, aqui vai.
Reafirmando o que eu disse antes, de futebol não entendo nada e nem pretendo vir a entender ou mesmo acompanhar. Tanto que esse aqui deve ser o segundo e último post sobre o esporte.

Disse que o Ronaldo não veio aqui necessáriamente para jogar. Claro, não vai passar a vida como reserva que joga só 30min do segundo tempo. E também quando estiver em campo vai sim procurar o gol que é o objeto de qualquer atacante.

Mas eu vejo o Corinthians meio como a ala de recuperação do Ronaldo e também como seu mais importante agente de marketing.
O Ronaldo fez a sua carreira na europa. Lá ele apareceu para o futebol mundial. Lá ele virou fenômeno, melhor jogador do mundo, milionário, semi-aleijado e por fim o jogador super bem pago que passou um longo tempo sem por o pé na bola. E para ser um pouco mais azarado arrebentou o outro joelho. Fora o desleixo impressionante no comportamento pessoal que aniquilou a forma física. Todos lembram do elefante que jogou a última copa pelo Brasil com direito a chapéu do Zinade.

Para a europa o Ronaldo acabou. Lá tem muitos jogadores com condições iguais ou melhores que as dele de hoje. E pessoas que moram lá mesmo e que podem pegar o trem apenas para visitar a família. Porquê trazer um do Brasil?

O Corinthians é sem dúvida a maior torcida do Brasil e talvez a maior do mundo. A presença do Ronaldo no jogo anterior foi determinante para o pequeno estádio ficar lotado até não ter espaço nenhum para mais torcida. A presença dele no outro jogo garantiu a torcida no estádio e na tv. E com direito a comemorar derrubando alambrado, não por uma vitória mas simplesmente porque o único gol do time foi ele quem marcou.

Eu não sei se o Coringão tem bala na agulha para pagar todos os custos de contratação do Ronaldo. Acho sim que nisso há muita lavagem de dinheiro como há em outros times e esportes. Mas bala na agulha, única e tão sómente, não seria garantia de estádio cheio mais tudo o que envolve a visibilidade na mídia. Assim sendo o Ronaldo é garantia de ingresso pura e simplesmente. Numa época de vacas magras como a atual, vamos ver o Coringão com a conta no azul.

E para o Ronaldo? Uma oportunidade de se readaptar físicamente. Ele não está velho como as pessoas gostam de falar sobre um atleta que atingiu a idade dele e teve um decréscimo de rendimento. Ele está muito mal adaptado físicamente. É o Corinthians que vai dar jeito nisso? Não, o time é quem proporcionará a oportunidade. Quem pode dar jeito nisso é ele próprio. Atletas de alto rendimento não precisam que técnicos o chamem para treinar. Fazem isso por obrigação e motivação própria também.

E além de uma oportunidade de se readequar, o Corinthians é também o lugar ideal para o Ronaldo aparecer em primeiro lugar nas notícias do esporte de novo. E com o time a tiracolo e não ao contrário, ele a tiracolo do time. Apenas o fato de ele entrar em jogo já põe a torcida em euforia, a qual não se preocupa no momento que o time tenha apenas empatado um joguinho meio aranha, no sentido mais pejorativo do termo.

Coisa que não aconteceria no Rio. Paulistas que me desculpem, mas o futebol mais nervoso do Brasil fica no Rio de Janeiro. Lá é como uma doença. O cara pensa no time dele os 7 dias da semana. É uma religião. E por isso mesmo o Rio poderia ser o fim do Ronaldo nas condições em que ele se encontra agora. O carioca cobra muito mais que o paulista, mesmo que o cara seja o Ronaldo. Na cabeça dele se é o Ronaldo, então é vitória. Outro resultado não é bem visto. Afinal, é de lá que saíram Garrincha, Gérson e outros que não lembro o nome.

Finalizando, eu acho que, o que o Ronaldo faz no Coringão hoje é literalmente inciar uma carreia de futebol no Brasil. Se usar a cabeça vai longe. Se usar o cartão de crédito na boate vai acabar indo pro brejo de vez.

Fiquem à vontade todos os meus amigos para me esculhambar porque não sei nada de futebol, não conheço nada e nem vou me dedicar a isso. Não será por isso que deixaremos de ser amigos. Acho até que vai fortalecer a nossa amizade.

Bom domingo à todos. Vou tomar um banho porque estou com o suor pingando aqui. E viva o fenômeno. Todos têm direito a mais uma chance.

Nenhum comentário: