Páginas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Eles estão de volta

foto: Claudio Reis/PlanetKart

Voce assitiu corridas de F1 na década de 70?
Se não assistiu voce perdeu.
Esteve no último sábado no Kartódromo Granja Viana na homenagem a Maneco Combacau?
Se não esteve perdeu mais uma.
Nos boxes das atuais corridas de F1 tudo está enfadonhamente organizado, com muitas cores, capacetes às vezes esquisitos, pirulitos eletronicos que funcionam pior que os manuais, mecânicos às vezes dormindo de tédio e as mulheres ocupando lugares arranjados com pouquíssimo ou às vezes nenhum destaque no cenário.
As corridas de F1 levaram aos boxes mulheres que chamaram a atenção do público não apenas pela sua beleza, mas tambem pelos chapéus que usavam. Esses objetos da indumentária feminina simplesmente sumiram da F1. Não tenho idéia de quantos anos faz que as mulheres dos pilotos apareciam assim trajadas. Lembro de Maria Helena Fittipaldi e Nina Rindt, esta última com um chapéu estilo cowboy com a marca Marlboro bem visível.
Uma coisa que eu jamais poderia esperar na minha vida, é que num encontro de amigos que me deram a incumbência de organizar, os chapéus reaparecessem nas pístas novamente. O sorriso, a simpatia, os óculos e também o chapéu da foto, são todos da esposa de Maneco, a China como é chamada em família. Enquanto via o seu marido campeão ser homenageado pelos amigos e também resgatar a memória do kartismo brasileiro, ela resgatou natural e espontaneamente o charme dos chapéus nas pistas. Um pequeno e muito significativo detalhe que passou despercebido para alguns mas não às lentes do nosso amigo Claudio Reis. Os chapéus estão de volta.

Nenhum comentário: