Páginas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Chico Rosa

Chico Rosa, que é hoje o administrador de Interlagos, deu uma entrevista ao Grandepremio onde fala de muitas coisas da sua vida ligada ao automobilismo. Uma coisa me chamou a atenção. A opinião sobre Ayrton Senna. O que se fala hoje do Ayrton, quando dito por alguem que não viveu a época anterior à ele, tem na maioria das ocasiões um tom de ufanismo. Já li coisas muito exageradas sobre Ayrton Senna. Não se pode deixar de citar que ele foi um piloto fantástico, mas ao mesmo tempo não se pode esquecer que ele foi um ser humano como todos nós. Em muitos comentários sobre Ayrton parece que o ser humano não existe e no seu lugar há apenas um mito. O excesso de projeção na mídia com certeza é um fator que contribuiu para que a leitura passasse a ser exagerada, especialmente depois que ele faleceu.
Chico Rosa, que acompanhou Émerson na mudança para a Inglaterra, é uma pessa que tem resgistros próprios para dar a sua opinião. E considere-se que ele tem contato com muita gente da F1 desde aquela época.

Leia a entrevista aqui e tire as suas conclusões. Vale a pena.

Agumas frases:

Ele era um cara muito complicado. - sobre a relação dele com Ayrton


Ele foi um mau acertador de carros, nunca soube acertar, e não foi um bom estrategista. Agora, ele era muito rápido. Dava gosto de vê-lo guiar em uma classificação.

Nada tão completo. Ele foi mais completo do que os outros. - sobre Schumacher

Tinha defeitos? Tinha, às vezes, batia nos outros, algumas coisas assim. Mas ter um cara completo como ele é difícil. - sobre Schumacher

3 comentários:

Paulo disse...

Gosto do Chico Rosa, ele é muito amigo do Nelson Piquet, por isto suspeito em criticar o Senna, inclusive o Chico ajudou muito o Piquet no início de sua carreira, de vez em quando vão jantar juntos.

Jerônimo disse...

Por que o Chico Rosa não fala das histórias das divisões inferiores do Piquet, ou do combustível da BMW em 1983, ou da suspensão hidropneumática das Brabham ou dos tanques cheios de água para "refrigerar os freios", ou das acusações dos ingleses contra ele de sabotar o carro do Mansell, ou a regulagem proibida do aerofólio que ele fazia nas divisões inferiores e o acidente de Cingapura? Piquet, assim como Senna não é santinho. Vocês escolheram o melhor amigo do Piquet para dar uma entrevista, se vocês querem mais gente para falar mal do Senna convidem o jornalista Pandini que é talvez o melhor amigo do Piquet. Se vocês querem alguém para defender o Senna e falar mal do Piquet convidem o Ducarouge, o Briatore ou o Chico Serra. Mas se vocês querem alguém para elogiar os dois convidem o Émerson ou o Reginaldo.

Zé Clemente disse...

Jeronimo, não escolhi ninguem para dar entrevista. A escolha foi do entrevistador, que não sou eu. Apenas reproduzi o link e disse que me chamou a atenção certas declarações do Chico. E incluí a minha opinião particular no que diz respeito aos exageros que muitas vezes circulam sobre o Ayrton. Como eu disse, o mito ficou acima do homem e isso não entendo como uma leitura correta de quem ele é. Não se trata de tender para Senna ou Piquet, não é esse o caso.