Páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

aaaaahhhhh.........

A bela da foto desse post é a Estela Gallucci, que eu costumo chamar de principessa depois que assisti um filme com o pai dela antes de irmos a um endurance noturno da granja. Filha do Giba Gallucci e da patrôa (forma como eu chamo a Cynthia), pilota no grupo do batom, a categoria feminina da Copa Amika. Fora ser bonita, o que a própria foto atesta, é formada, muito educada, simpática, inteligente e o namorado, o Flavião, faz par com ela na simpatia.
Há uma coisa em corridas que é incômoda em qualquer categoria. Se voce está na liderença não tem referência. Voce é a referência. Isso quer dizer que além de ditar o ritmo, dita o caminho. E portanto uma simples escorregada pode pôr tudo a perder se o adversário imediatamente atrás está muito perto. Na verdade é o que todos esperamos quando estamos nessa situação na posição de trás.
No kartismo então, isso pode ser uma piscada de olho. Assim foi que numa corrida que a principessa liderou inteira, na última volta naquele mergulho à direita atrás da tôrre de cronometragem, escapou menos de hum metro. Atrás acho que vinha a Vitória Pryor que anda muito. Com todo respeito à vencedora que fatuou a prova por mérito próprio, pilotos que ganham corridas têm equipamento vencedor. E no caso de provas de indoor, mesmo sendo uma modalidade de baixa performance, as diferenças podem ser significativas entre os karts. E naquele caso o kart dela tinha nítidamente mais saída de curva. E não vai fazer uso disso??? Passou e se ouviu um ´aaaaahhhhh´ de decepção na mureta do box, ao qual eu fiz côro. Seria a primeira vitória da principessa no campeonato e por uma simples e única escorregada perdeu a posição sem chance de recuperar. Bandeira quadriculada e box. Foi a única vez que eu vi nesse campeonato as atenções estarem centradas no segundo lugar, inclusive pela vitoriosa. A principessa já veio da pista chorando dentro do helmet. Pelo tempo que demorou para sair do kart deve ter molhado a balaclava e a gola do macacão. E como é de praxe nas mulheres deve ter borrado a maquiagem também. Todo mundo rodeou o kart da principessa para o devido ato de solidariedade. Ainda no pódium, meia hora mais tarde, as lágrimas se misturaram com o sorriso que a situação também provocou.
Mas o que me chamou mais a atenção não foi o choro dela e sim o fato de ter repetido várias vezes que tinha errado. Ora, é claro que errou sim naquela hora. Mas a pergunta é: dava para segurar?
Ninguem faz milagre. O Flávio estava lá acompanhando e eu perguntei se ele queria dar uma acelerada à noite. Topou e marcamos horário. Veio o Flavião, a principessa e o pai. Saí com o kart 2, o mesmo que ganhou a prova. Ela ficou vendo de lá do box. Acho que fiquei em segundo na brincadeira com o pai dela atrás. Mas o kart era tão ´pregado´ no chão e tinha um torque tal que possivelmente eu teria obtido o mesmo resultado guiando com uma mão só. Nem ao menos suei na balaclava. Nas subidas era pisar e ele mostrava que respirava bem mais fundo que eu.
Acabou a brincadeira e no box eu disse à principessa:
- Voce não ia segurar. Isso é um foguete.
É mesmo bem incômodo perder uma corrida ganha numa única curva mas milagre ninguem faz. À vitoriosa o mérito de ter feito uma corrida impecável, sem nenhum erro, sabendo usar bem o que tinha na mão e sendo paciente para esperar a sua chance. À principessa o consolo de saber que até a minha mãe viraria tempo com aquele kart. A primeira vitória acabou vindo mais tarde.

Um comentário:

Anônimo disse...

“QUEM MEUS FILHOS BEIJA MINHA BOCA ADOÇA”
LENDO A SIMPATICA “CRONICA” FALANDO DA MINHA FILHOTA, ME LEMBREI DESSA FRASE QUE OUVIA DE MINHA AVÓ.
JÁ ESTAVA PROPENSO A ESCREVER PARA VC, CARO AMIGO ZÉ CLEMENTE, SOBRE O SEU BLOG E SOBRE AS VARIAS MENÇÕES SOBRE MINHA PESSOA, E AGORA FALANDO DA ESTELA, NÃO POSSO ME FURTAR, PELO CONTRARIO, FAÇO QUESTÃO DE FAZÊ-LO.
MAS ANTES DE QUALQUER COISA GOSTARIA DE FALAR SOBRE O AMIGO.
CONHECI A PEÇA NO MERCEARIA DO ALTO, APRESENTADO PELO NICOLA, E LOGO PERCEBI QUE SE TRATAVA DE UMA PESSOA SUI GENERIS.
COMO LEITOR COMPULSIVO, É UM AUTO DIDATA EM VARIOS TEMAS, PORISSO NÃO FALTA PAPO EM QUASE NENHUM ASSUNTO, EXCETUANDO, NOVELA E FUTEBOL...
EXTREMAMENTE OBSERVADOR, CAPTA OS MOMENTOS, NÃO SÓ FOTOGRAFICAMENTE, MAS TAMBÉM INTRINSICAMENTE NO QUE SE PASSA POR TRÁS DA FOTO, TENDO UMA PERCEPÇÃO AGUÇADA DO SENTIMENTO DAS PESSOAS...
POSSUI UMA CARACTERISTICA QUE TODO SER HUMANO DEVERIA NÃO PERDER: O ESPIRITO DE MENINO, CHEIO DE VONTADE DE CONHECER E FAZER COISAS NOVAS, SEM MEDO DE ERRAR, E COM A VONTADE DE VIVENCIAR EXPERIENCIAS DESCONHECIDAS...
PELA PROPRIA EXPERTISE PROFISSIONAL É UM CRIADOR NATO, E GOSTA DE FAZER VALER SUA OPINIÃO, ALGUMAS VEZES EXAGERA UM POUCO E ACABA SE TORNANDO UM TANTO “TURRÃO”. LEMBRANDO AQUELE MENINO QUE DIZ: “A BOLA É MINHA, SE NÃO JOGAR NA LINHA LEVO A BOLA EMBORA”
COMO UM CARA TRANSPARENTE, É FACIL DE FAZER AMIZADES, E NOSSA EMPATIA FOI A PRIMEIRA VISTA, ASSIM NASCEU MAIS UMA AMIZADE...
CLEMANCEAU, VAMOS ANDAR DE KART AMANHÃ?
FORTE ABRAÇO,
GIBA GALLUCCI