Páginas

sábado, 31 de janeiro de 2009

Não lembra??? Não sabe??

Numa das lutas do Mike Tyson, já na fase de campeão imbatível, antes da apresentação surgiu no ring o Cassius Clay. Já com o mal de Parkinson muito evidente ele permanceu parado no ring com os braços estendidos, em pé olhando numa direção fixa. A reação do público deve ter feito Mike Tyson sentir vontade de voltar para casa. O ginásio simplesmente parou para ovacionar o ídolo como se fosse ele próprio o desafiante do dia.
No Brasil se alguem falar em Luizão, dificilmente aparecerá quem lembre que Maguila não foi o primeiro a enfrentar George Foreman e sim o segundo. O próprio Maguila já é passado distante.
No Brasil trata-se a memória com descaso. Além de falta de consideração é fator de desaculturamento.
A foto é de uma pessoa que tem incrível significado num esporte muito praticado hoje no Brasil e tem o mérito de ter sido pioneiro. Pode parecer piada mas, até onde consegui apurar, essa é a segunda foto veiculada na internet de um campeão que os novatos de hoje nem sabem que existiu. Mas se o problema é apenas esse, podemos dar um jeito. Logo mais outro post dele com mais detalhes.

3 comentários:

Mestre Joca disse...

Zé,

Este não é o grande Maneco Combacau que daqui a pouco será homenageado na Granja Viana?

Claudio disse...

O próprio, Joaquim. Em carne, osso e graxa!!!

Ainda estou de boca aberta e dando de instante a instante um beliscão para confirmar que não estou sonhando acordado.

Estive hoje "ao vivo e a cores" com um dos meus ídolos (o primeiro foi Celso Lara Barberis) nesse mundo maravilhoso da velocidade e fiquei supresíssimo com a prodigiosa memória do Maneco, que lembra das corridas com data exata (dia, mes e ano) que contou várias historias recheadas de detalhes, ao lado de Chiquinho Lameirão, Jan Balder e Anisio Campos.

Um dia, simplesmente, inesquecível!!!

Parabens pela iniciativa, Zé

Pedro Rodrigues disse...

Desculpa minha ignorância de quem se trata? Quer dizer melhor que Senna, Fittipaldi Piquet, Pace, bem???? Fico aguardando a resposta hehe